Post sobre |Dicas blog, Pc windows

10 dicas para acelerar o Windows XP

Eu postei anteriormente formas de instalar e desinstalar fontes do Windows XP ou Vista e como havia dito que tive problemas com um software que baixei e instalei achando que me seria útil e acabei pesquisando formas de acelerar o Windows, achei algo interessante e resolvi postar caso seja útil a mais alguém.

Deixarei a dica 4 em vermelho por ser meio difícil e eu mesmo após ter mexido onde não devia acabei desativando a verificação de email do antivirus.
Algumas das dicas abaixo podem ser aplicadas a outras versões do windows.

Acelerar o Windows XP

O Terra Tecnologia selecionou 10 dicas simples para deixar o Windows XP mais rápido. Com exceção da primeira, que diz respeito a hardware, as demais dependem apenas de mudanças em determinadas configurações, algumas ocultas dos usuários menos especializados.
Nenhuma das dicas abaixo deve causar problemas no funcionamento de segurança, mas é sempre bom manter um backup dos arquivos e documentos mais importantes. Lembre-se ainda que, para realizar alguns passos, é necessário ser o administrador do sistema.

1)Tenha pelo menos 512 MB de RAM

Para o Windows XP rodar de maneira satisfatória, é necessário pelo menos 512 Mb de memória RAM. Com menos do que isso, o desempenho do sistema operacional deixa a desejar. Memória RAM é um dos upgrades mais baratos que você pode fazer na sua máquina, e o resultado pode surpreendê-lo. Mas tome cuidado para comprar pentes de memória compatíveis com a sua placa-mãe. Obtenha ajuda do fabricante do computador ou de um especialista.

2) Remova os efeitos "especiais"

Por padrão, a área de trabalho do Windows XP é toda incrementada: a seta do mouse e os menus são sombreados, o conteúdo das janelas aparece quando elas são arrastadas e por aí vai. Essas "frescuras" exigem mais do computador. Se você não se importa em ter um desktop sem graça, mas rápido, desabilite esses efeitos:
Clique com o botão direito no ícone Meu Computador e abra o item Propriedades;
Na aba Avançado, dentro de Desempenho, clique em Configurações;
Na aba Efeitos Visuais, selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.
Efeitos visuais do Windows

3) Desabilite as pastas ZIP

O Windows XP, por padrão, trata arquivos comprimidos no formato ZIP como pastas, mas deixa o sistema mais lento - é melhor utilizar programas como o WinZip ou WinRar. Para desabilitar o acesso direto às pastas ZIP, faça o seguinte:
Vá em Menu Iniciar -> Executar e digite "regsvr32 /u zipfldr.dll" (sem as aspas).
Você deverá ver uma caixa de texto com a mensagem "DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito" como confirmação do registro.

Você usa muito esse tipo de pasta? Se não, vale ganhar um pouco de velocidade no Pc e usar um programa para trabalhar com ela, quando preciso for.

4) Remova aplicativos desnecessários na inicialização

Abra o Menu Iniciar -> Executar e digite msconfig
Vá até a aba Inicializar e desmarque todos os programas que não precisam ser carregados ao ligar o computador.
Cuidado para não desmarcar aplicativos importantes, como o antivírus, Remova somente aqueles que você conhece.

5) Faça uma faxina no disco rígido

Abra o programa, em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de disco;
Selecione todos os itens que julgar que devem ser apagados. Aproveite e remova programas que você não usa com freqüência.
São necessários 300 MB de espaço livre para o Windows funcionar bem.

6) Desabilite a indexagem de arquivos para busca

O Windows XP, por padrão, monta um arquivo índice de todo o discos rígidos, para acelerar buscas de arquivos. Se você não faz buscas com freqüência, desabilitar esta função vai acelerar o desempenho do seu sistema. Para remover a indexagem de arquivos:
Abra o item Meu Computador;
Marque cada um dos seus discos rígidos, clique com o botão direito sobre eles (um de cada vez) e selecione o item Propriedades.
Na janela que será aberta, desmarque a opção Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo;
Na janela seguinte, deixe marcado Aplicar as alterações a C:, subpastas e arquivos.
Se der erro em algum arquivo, clique em Ignorar Todos.

7) Limite o número de fontes

Cada vez que o Windows é inicializado, ele carrega todas as fontes (os tipos de letras). O ideal é que o número não passe de 500, ou o sistema rodará de forma mais lenta. Para remover fontes, vá na pasta C:\WINDOWS\Fonts e mova os arquivos para uma outra pasta (ou até mesmo para um CD-ROM, pra uso posterior). Cuidado para não apagar fontes que você deseja utilizar.

8) Mantenha o sistema sempre atualizado

Faça sempre as atualizações do Windows e mantenha os drivers de seus componentes em dia. Drivers atualizados podem ter um desempenho significativo no sistema. Para atualizar o Windows, vá no endereço http://windowsupdate.microsoft.com/. Para atualizar seus componentes, consulte a documentação e o site dos fabricantes.

9) Tenha cuidado com Spyware e vírus

Além de outros males que estes programas podem fazer ao seu computador, spyware instalado no sistema diminui sensivelmente a velocidade do Windows. Use somente anti-vírus bom na sua máquina e mantenha o em dia. Para remover spyware, utilize programas como Ad-Aware e o Spybot.

10) Desfragmente o seu disco rígido

Se você costuma instalar e remover programas ou apagar muitos arquivos, faça uma vez por mês uma desfragmentação do disco rígido. Com essa tarefa, o HD organiza os dados no disco, facilitando a sua leitura. Para fazer a desfragmentação, vá em Menu Iniciar -> Programas -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco. No programa que será aberto, aperte no botão Desfragmentar.

11) Crie atalho ao invés de copiar

Essa dica é minha, se você tem, por exemplo; uma pasta chamada Imagens-familia em uma pasta chamada Meus-documentos, e gostaria de ver Imagens-familia(pasta) dentro de outra chamada Minhas-imagens, você pode criar um atalho da Imagens-familia e colocá-lo dentro da pasta Minhas-imagens. Esse atalho terá tamanho menor de 1 Kb enquanto a cópia de uma pasta de imagens poderia ter ALGUNS Mb, ocupando um grande espaço "desnecessário" em disco(todas as imagens duplicadas).
Para criar um atalho de uma pasta ou arquivo; clique com o botão direito do mouse sobre a mesma e => Criar atalho, agora você pode arrastá-la para dentro ou soltá-la sobre a outra pasta, ou até mesmo copiar o atalho e colar(terá mesmo tamanho do atalho).

Sobre as Dicas:

Sobre a dica 11; Além de não ocupar muito espaço em disco é interessante no fato de que diminui um pouco a necessidade de desfragmentar o disco. Só que a pasta de origem não deve ser mudada de local para que o atalho funcione.

As dicas 5(limpar) e 10 é bom executar com uma certa frequência(quando necessário).
Na dica 10(desfragmentar) existe a opção Analisar; para saber se necessário, e principalmente se é de costume fazer muito download ou exclusão, criação e remoção de pastas e arquivos. De preferência para desfragmentar no momento que você não irá usar o PC ou irá executar programas mais leves, isso irá acelerar e facilitar a desfragmentação.

Na dica 1 tenha cuidado se for investir em uma placa de memória RAM errada; Eu comprei uma placa de 512 Mb mas por alguma limitação de hardware o PC só usou 256 Mb daquela placa mais os 128 Mb da outra placa existente; Na época poderia ter comprado uma memória RAM de 256 Mb que daria no mesmo e pagaria a metade do preço.

Veja também:
Acelerar a internet com Google DNS, grátis
Web Acelerador do google pra Internet, grátis!

13 comentários:

10 dicas para acelerar o Windows XP2008-04-26T15:06:00-03:00
  1. Uiii que dificio auhsuas note 10!

    Responder
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder
  3. Angelo colorado21/10/09

    queria saber se estas alterações são seguras, se não causa qualquer tipo de problema ou erros no windows , obrigado ...

    Responder
  4. Angelo colorado

    Apenas a dica 4 que pode dar problemas, a dica 1 coloca mais memória deve ser feito por um técnico se não souber os cuidados a se tomar, pois os hardwares são frágeis ao toque..., dica 2 vai deixar seu windows com aparência menos bonita, e se você fizer algo errado, por exemplo, a dica 7, se remover todas as fontes vai ter um problema.

    Algumas dessas dicas deveriam ser feitas com certa freqüência, a dicas 5, 9 e principalmente a 10 Desfragmentação do disco.

    Responder
  5. Gostei imenso destas dicas. Preciso de um exclarecimento. Será que alguém poderá dar-me:
    Meu HD é bem pequeno 80 MB, acho. A MotherBoard é muito boa. E 1256 MB de RAM. O técnico disse-me que dividiu o HD em dois. Bem, tem C, Meus Documentos e D:. Sei porque sou curiosa e vi o tal D. Tudo que gravo em Meus Documentos, automaticamente, vai para esse tal D. Já falei com o técnico, mas ele diz não preocupar-me. Se abro Meu Computador lá só está Disco Local(C:) e Disco Local(D:). Onde fica a janela Meus Documentos. E aí, como ficaria a dica 06?
    Voltarei sempre aqui, espero ter respostas!
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

    Responder
  6. irien-puccicae

    A opção 6 continua funcionando, só que no momento que você faz uma busca no computador, essa será mais lenta um pouco, então, se você faz isso com pouca frequência não tem muita importância demorar um pouco, é uma troca, você tem todos os dias o windows mais rápido um pouco e uma busca mais lenta nas poucas vezes que a fizer.

    Como você tem dois discos locais, quando fizer uma busca no Pc, talvez terá que escolher em qual dos discos.

    Responder
  7. Anônimo30/1/10

    Suas dicas melhoraram o desempenho da minha maquina! Desde já agradeço,
    Robson Carioca

    Responder
  8. para assistir os melhores canais de tv a cabo de graça acesse :http://www.tvagorapontocom.blogspot.com

    Responder
  9. Boa tarde! Fiz alterações mencionadas aqui(DICAS:2, 3 e 4) e gostaria de retornar ao ANTIGO MODO que eu tinha antes destas alterações por mim realizadas. Motivo:NÃO CONSIGO MAIS VIZUALIZAR e não sei como fazer, caso seja possível, os MENUS:Arquivos, Exibir, Ferramentas, Ajuda,etc.,

    Responder
  10. O SOL

    Dificilmente isso aconteceu por causa dessas alterações acima.

    Você pode tentar abrir a janela/programa onde esse menu não aparece e pressionar a tecla Alt(ou pressione juntas as teclas Alt X) e quando surgir o menu em Exibir e Barra de ferramentas e marcar/clicar em Menu, ou tente clicar com o lado direito do mouse em alguns lugares no topo da janela e clicar em Menu


    Você pode tentar restaurar a configuração para uma data um pouco mais cedo, ir em Iniciar e clique em Executar, digite ou cole restore/rstrui.exe e de Ok aí é só seguir os procedimentos...

    Responder
  11. Obrigada meu pc esta uma lesma
    vc acredita que eu tenho meu pc
    ja faz 6 anos e nao sabia como fazer o tal,Desfragmente ,kkkkkk,valeu,bjux!!!

    Responder
  12. Anônimo23/1/11

    noooooooooooooosssssssssssssss!!!!!!!!!
    6 anos sem uma desfragmentação?
    puuuuuuuuuuuutzzzzzz! que pc guerreiro!!!!

    Responder
  13. Anônimo3/5/11

    Meus sinceros agradecimentos.
    Que de algum modo tu possas ser retribuído pela ajuda e as dicas.
    10 anos com o meu pc e ainda aprendendo.
    Não querendo ser inoportuna, mas precisando mesmo:porque o meu MSN não consegue fixar-se no meu xp ? CADA VEZ Q.VOU USA-LO, PRECISSO ESTAR CONFIGURANDO ELE !
    Agradecida.
    lígia

    Responder

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!