Começando a criar um BlogSpot, veja as dicas

Dicas para quem está começando a usar o blogger.com ou acabou de criar um e está com problemas.

Para quem está iniciando no blogger, pode ser difícil entender o funcionamento, alguns não tem noção de como funciona o blogger, outros pensam que a solução para tudo está no código Html, felizmente não. O blogger tem muitas opções de personalização, mas, é um sistema de blogagem(postagem) onde novas páginas são criadas por meio de postagem, cada postagem pode ser considerada uma página(com endereço próprio)

Você sabe fazer uma busca, mas pode ver umas dicas para ter melhor resultados dela, quanto melhor você for nisso, menos tempo perderá e mais fácil será para encontrar o que quer.

Você pode ver mais

Para quem começou a pouco no blogger, é provável que esteja usando na nova interface, a antiga pode ser mais simples, para mais detalhes e saber como mudar, clique e leia

    Basicamente o BlogSpot se divide em:

  1. Topo(Logotipo, Título ou nome): O topo de seu blog, assim como a maioria dos sites, num blog é interessante ter um Logotipo, ou, seu Nome(Título) no topo, isso para dar presença, ser fácil de memorizar. Como por Logotipo no blogger
  2. Postagem ou post: Pode ser considerado um artigo, é a "alma" de seu blog, cada vez que você cria um post ele é publicado na Home(Página inicial) de seu blog, mas também é criado uma página individual para esse post(se configuração de arquivo está correta), com um endereço, Exp: (http://blog.foitestado.com/2008/11/colocar-imagem-link-no-blogspot.html), um título para o post, e opção de comentar(se você ativar). O post deve estar o mais próximo possível do topo, ou seja, não muito abaixo do Logotipo, para quando a pessoa acessar seu blog ver pelo menos o inicio do post ou das postagens, sem precisar subir a página(sem rodar o mouse). O título da postagem deve ter um bom destaque, ou, próximo dele, evite frases mais chamativas que o título.
  3. Lateral e Gadget: Geralmente ao lado do local onde aparece as postagens tem uma lateral mais estreita, onde é possível adicionar gadget(textos, imagens, códigos, etc), nesse local pode ser colocado muitas coisas que vão aparecer em todas suas páginas(postagens, home, etc.) Prefira gadgets úteis para quem visitar seu blog, e principalmente que são importantes para o blog(sua própria divulgação, lista de links para seus posts mais interessantes, inscrição de feed, caixa de busca, a função de seu blog, etc.)
  4. Rodapé: A parte mais abaixo do blogger e, onde vão coisas de menos importância, mas, importantes também, ou não teria por que adicionar ao blog. Só para constar, no código é chamado de footer
  5. Uma dica que pode parecer algo pessoal ou... Mas, o navegador Mozilla Firefox para trabalhar com o blogger é o mais apropriado, funções como selecionar e arrastar trecho de texto, aumentar a imagem, e alguns dos botões de formatação que se encontram no editor de postagem podem não funcionar muito bem nos outros navegadores, como você pode perceber neste mesmo texto, e maioria dos meus posts, eles contém links, listas e muita formatação, com outros navegadores tenho um pouco mais dificuldade para realizar algumas destas tarefas, o que funciona no Ie as vezes não da no Chrome ou vice-versa, mas praticamente tudo corre muito bem no Mozilla, e é grátis também ;-0
Com essa imagem você pode ter uma noção da posição das 4 áreas de um BlogSpot, o retângulo maior é a área das postagens, ao lado a lateral com com gadgets, e no topo o logotipo(banner de seu blog), a lateral pode estar no outro lado da postagem, isso depende do modelo. Bem abaixo o Rodapé.
Clique para ampliar
onde fica o logotipo, postagem, lateral com gadget no blogger

Como conhecer e entender o blogger?

Apesar de ter a opção de mexer no Html, muita coisa pode ser feito sem usar essa opção, o blogger tem muitas opções de configurações e, o que indico para todos é criar um novo BlogSpot só para testar e conhecer as funções que o blogger tem e, também para testar uma alteração antes de fazer isso em seu blog(aquele que as pessoas já conhecem).

Crie um blog para testes, mecha nas funções que pensa ser interessante, leia o que é descrito em cada função, pense e se pergunte, pesquise, altere e veja os resultados de cada alteração. Muita coisa a se aprende assim.

Fiz essa post(postagem) porque Maria Teresa comentou em um post: não estou contente com meu modelo, não entendo nada de códigos. Eu ia responder com um comentário, mas ele estava ficando longo, e, percebi que outras pessoas tem a mesma dificuldade e teria que responder novamente.
Clique para ampliar
Aprendendo a usar o blogger

Sem mexer em códigos no blogger:

  • Mudar modelo: Se você não está satisfeito com seu modelo pode Escolher novo modelo no blogger(veja aqui), principalmente se andou mexendo e "deformando" seu Html.

    Você também pode escolher um modelo que não é do blogger, se pesquisar por template para blogger vai encontrar, porém, apesar de bonitos, modelos(templates) feito por outras pessoas podem ter problemas, e, se for procurar é bom saber se esse modelo realmente é para o blogger e se ele é para o clássico(antigo) ou atualizado(novo, Xhtml ou Xml) Como colocar um template no blogger

  • Modificar as cores: Sem mexer em código, veja aqui:Mudar a cor e tamanho da fonte, cor do link e fundo do BlogSpot, é possível mudar algumas cores e tamanho da fonte, algumas funções dependem do modelo, mesmo assim, é uma ótima forma fácil de personalizar seu blog, porém, pode não funcionar se você usa um modelo que pegou na web(template)
  • Add coisas no blogger: Você pode Adicionar gadget em BlogSpot, é bom não exagerar, os gadgets podem ser do próprio blogger, ou pode ser códigos que você pega em outros sites, esses códigos geralmente tem uma função e a maioria funciona bem com o blogspot. Alguns Blogs é possível adicionar gadget acima das postagens, porém, evite usar gadgets grandes nesses locais, por aquele motivo que citei mais acima, (post muito abaixo)

Mexer no Html do blogger?

Se você fez um curso de html básico, entende Html, é útil, já lhe da uma base, porém, o estilo de um blog do blogger está no Css, e o código do novo blogger é Xhtml(xml+html), isso permite muita interação e funcionalidades, mas dificulta para quem sabe apenas Html, é o preço da modernidade.

Quando citei que o estilo é em Css, isso inclui desde cores até medidas como largura, portanto, se as opções Sem mexer em códigos não são o suficiente para você, pode aprender um pouco mais, principalmente Css ou só ele, pois é o que mais influencia, pode pegar um template(modelo) para blogger da web ou, mais apropriado do próprio blogger e modificar o Css dele a seu gosto, para isso existem muitas dicas e tutoriais na web, terá que aprender um pouco mais, se teve dificuldade em aprender Html, já vou avisar que Css é mais difícil.

Nos cursos de Html geralmente ensinam a criar página em Html e enviar via FTP ou um software, no novo blogger não tem como, você tem a opção Layout(agora é Design, ou Modelo)> Editar Html que vai influenciar todas as páginas, porém, um erro neste local e o blogger pode não aceitar porque na verdade é Xml também e se você errar...

Existe a opção de Editar Html no momento de postar(Nova postagem), aí está liberado para usar html, mas você estará usando um editor wysiwyg e por isso é bom conhecê-lo. Se você adicionar script neste local o blogger pode colocar uma tag de quebra de linha devido a uma opção em>Detalhes>Formatação>Converter quebras de linha, se estiver marcado Sim ele adiciona <br/> a cada linha nova no momento em que publicar a postagem, se marcar Não para essa configuração, você mesmo terá que adicionar essa tag quebra de linha<br/> manualmente ou marcar Sim e deixar o script em única linha. A personalização no momento de Nova postagem é só para aquele texto(post)

O uso do blogger é diferente do que muitos aprenderam em Html, existem vantagens e desvantagens, o bom é que existem mais vantagens.

Depois de estar safo no uso de seu blogger você pode tirar proveito dos links abaixo.

8 comentários:

Começando a criar um BlogSpot, veja as dicas2010-01-20T01:17:00-02:00
  1. oi... O meu comentario é sobre outra postagem.
    Vim agradecer porque através do seu blog consegui bloquear uma seguidora que tinha uma fotografia pornografica.

    parabéns e mais sucessso com o blog!!!

    Responder
  2. como colocar musica evangelca no blogger e no orkut ?

    Responder
  3. patrick

    No Orkut não sei, nem no blog, mas, geralmente se você ver isso em algum blog, é porque é um gadget, passe o mouse sobre para ver se aparece um link ou botão que leve você até o site que disponibiliza isso, alguns sites de rádio fornecem gadgets para isso.

    Procurei um pouco na web e Aqui parece que tem algo.

    Responder
  4. Como criar paginas? Procurei que só a gôta e não achei. E como botar as postagens em paginas diferentes? Pq eu fui ver e eu não tinha nenhuma pagina. Como criar? E tambem como botar akele bixinho que fica em cima e tem inicio/sobre nós/entre em contato? E minha pagina inicial, eu tentei botar o tal de jump break e nao consegui.

    Responder
  5. Karol Minaj

    A postagem já é uma página se a configuração de postagens estiver bem configurada para isso, falei sobre isso e coloquei um link no item 2 acima, você também tem a opção de criar 10 páginas extras no blogger, clique aqui. Colocar postagem em página diferente eu não sei se é possível, se você quis dizer o nome ou link da postagem, pesquise sobre o assunto, pode ser o arquivo ou lista de links.

    Conseguiu colocar o jump break é um pouco difícil, as pessoas as vezes esquecem de um passo ou detalhe, tente novamente depois de dar um tempo, assim evita-se de cometer o mesmo erro.

    Não entendi sua pergunta 'bixinho que fica em cima e tem inicio...' possivelmente não tem sobre isso aqui no blog, nem tudo você encontrará aqui, veja algumas dicas de pesquisa

    Responder
  6. Preciso muito da sua ajuda!!!!!!!!!
    se me ajudar eu coloco um banner seu no meu blog!
    coo se adiciona uma lista de páginas NÃO como marcador por exemplo:em cima esta o logotipo e embaixo tem as paginas de cozinha, lar(em vertical) se não entendeu me fala :(

    Responder
  7. Kgens

    Entendi um pouco, mas não sei bem o que você quer, existem muitas coisas parecidas com o que você disse, faz uma busca aí por 'páginas p no blogger', mostra como cria e coloca um menu ao mesmo tempo, ou 'lista de links na lateral do blogger', depois de ver o que encontra diz se era aquilo, se sobrou duvidas...

    Responder

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!