Template para BlogSpot com 2 laterais, igual esse

Template com 2 laterais para BlogSpot, uma de cada lado da postagem, quase igual o modelo desse blog, porém melhorado, e com algumas funções para personalizar tamanho e cores de fonte, e a cor de fundo da postagem, Sem mexer em códigos, apenas usando Fontes e cores do blogger

Template para o blogger modelo novo(atualizado)

Agora você pode usar um dos novos modelos de template do blogger, clique, eles também tem a opção de três colunas(ou duas laterais), veja como colocar duas laterais no blog com novos modelos do blogger, clique


O Template vem em cor padronizada, mas você pode mudar, sem mexer em código, a cor da área central(post) e muitas fontes, links e títulos, e, agora com fonte com efeito 2D, dependendo das cores usadas parece 3D
, só para os navegadores atualizados. Veja alguns exemplos:

Já faz tempo que alguns me pedem o modelo desse blog para usar em seus BlogSpot, nunca quis melhorar ele e nem mesmo passar a diante por ser um pouco complicado de entender suas características, mas prometi e sei que sempre vai haver alguém me pedindo, principalmente pelo fato de ter três colunas e ocupar a tela toda do navegador, essa ultima característica pode ser a mais desgastante desse modelo.

Um dos problemas é que você deverá ter o cuidado de deixar a lateral direita maior que a esquerda, pode ser feito adicionando mais gadgets na lateral direita, ou, gadgets maiores(mais altos). Isso acontece porque a coluna esquerda tem position:absolute, e se, alguma postagem e a lateral direita forem ambas menores que a lateral esquerda, essa vai ficar em cima do rodapé, não é um grande problema mais fica um pouco feio. Pode ser confirmado aqui

Veja como fica Elementos da página com esse template:

Elemento de página no blogger
Clique para ampliar

    O bom e ruim desse template

  1. A lateral esquerda deve ter menor altura que a direita, citei acima sobre isso. Ou mais gadgets, ou gadgets mais altos no lado direito.
  2. Esse local(topo) deve-se ter cuidado, é bom para adicionar uma lista de links de seu próprio Blog/site, os de mais importância, essa área é antes do post, e sites de busca "olham" muito esse local, o que você colocar ali vai melhorar ou piorar seu blog, se você colocar coisas que não tem nada relacionado a seu blog ele aparece menos nas pesquisas. Isso é SEO. Além disso nesse local fica muito bem uma lista de links não numerada(a lista fica horizontal), e, nesse template é possível personalizar em Fontes e cores do blogger.
  3. Esse local não é muito indicado para gadgets grandes e altos, e, também não é bom colocar textos não relacionados com seu blog. Além disso, apenas na área de Elementos de página do blogger,(não no blog que a pessoa vê) Talvez o gadget fica escondido por baixo dos outros, deve pegar ele com o mouse bem no canto entre o outro gadget . Veja imagem acima.
  4. Onde você pode colocar um logotipo no seu blogspot, título(nome do blog) e descrição.
  5. Mais um local para adicionar gadget, porém, é a mesma coisa de todos os gadgets acima da postagem(coisas relacionadas ao blog) claro que nesses locais você pode por anúncios, são ótimos para isso, mas deve ter cuidado, existe anúncios que são vistos por sites de busca, não é o caso do adsense pois ele é em script, mas é bom não abusar, pois tudo que fica acima da postagem pode confundir o Visitante e estragar o visual do Layout.
O lado bom desse template:
  • É leve, as três imagens de fundo juntas não devem pesar mais de 2 kb
  • No código, as colunas laterais estão depois/abaixo do post, o que valoriza a postagem, e, se você não colocar muitas coisas acima da área do post, ele é bem visto pelos sites de busca.
  • Essas duas qualidades ajudam bastante no SEO de um blog.
  • Você pode mudar muitas cores de fonte e a cor de fundo da área da postagem, sem mexer em códigos
  • Já vem com comentário do autor personalizado.
Lado ruim do template
Ele é "elástico", encolhe ou alarga conforme a resolução do computador do usuário, então, você não tem muito controle sobre as larguras, um usuário com Pc de resolução 800 x 600 vai ver a lateral esquerda com uma largura próxima a 180 px e o visitante com resolução 1024 x 768 vai ver a mesma lateral esquerda com largura de 230 px, um visitante com resolução maior vê ela com largura maior, e isso acontece com o lado direito e a postagem, com largura diferente.

Como Usar esse template
  • Para saber como adicionar o template ao seu blogger, clique e leia
  • Prefira usar em um blog de testes primeiro, se não tem, crie um novo blog só para isso.
  • Após adicionar o Template, você deve ir em Design>> Elementos de página e organizar seus gadgets, principalmente arrastar os que estiverem no topo para as laterais. Antes de fazer isso seu blog fica confuso.
  • Você deverá procurar no código por: MEU BLOG e colocar uma description de seu blog com no máximo 200 letras, mas, não retire as aspas e nem adicione aspas ou caracteres que não são letras. Essa description deve descrever o melhor possível seu blog, ajuda aparecer melhor em sites de busca, não aparece na tela de seu blog.
  • Apartir do dia 22/2/10, na medida do possível, responderei a duvidas sobre o template nesse blog, que também serve de exemplo do template.
Template azul com 3 colunas, post no centro e 2 laterais
Baixar o Template
Baixar o mesmo Template "sem navbar"

Template preto de 3 colunas, postagem no centro e dois lados
Baixar o Template escuro
Baixar o mesmo Template escuro "sem navbar"

6 comentários:

Template para BlogSpot com 2 laterais, igual esse2010-01-27T19:16:00-02:00
  1. Olá Lizandro! Pois é, a orientação foi corretíssima, só to achando difícil mudar a cor de fundo(cinza) das laterais, o resto foi ótimo, tudo conforme orientado. Estou agora em busca dos menus(iguais os usados nesse blog-tipo blog&site) com link que abrem em outra páginas, para um blog de receitas. Abraços e obrigado .

    Responder
  2. Gostaria de ter orientações de como criar menús para meus blogs(Fogão do Mineiro e Proteção aos Portadores). Menus ou links para abrir em outra´pagina, igual esse do Foi Testado. Grato Daniel

    Responder
  3. Obrigado de novo, consegui desenvolver os menus da forma explicada, entretanto o trabalho e extenuante e demorado, mesmo assim compensa pelo resultado. Abraços

    Responder
  4. Daniel M M

    Com esse template não é possível mudar a cor das laterais, ainda.

    Responder
  5. valeu cara muito legal mesmo!

    Responder

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!