Permitir que outros autores postem no blog com blogger

Mostrarei como pode compartilhar um BlogSpot com outro autor, ou seja, dar permissão para outros autores postarem em seu blog do blogger.

Ter mais pessoas postando em seu blog parece ótimo, mas, é bom que sejam pessoas de confiança, pois, elas terão opções de criar link nos posts que fizerem e de editar ou excluir os mesmos, e, não bastando o "risco" de escreverem algo que você desaprove, um link no seu blog apontando para um site ruim é péssimo para o SEO de seu blog, excluir um post pode ser ruim também.

Detalhe: O gadget perfil do autor do blogger pode mudar, poderá aparecer os nomes dos autores, sem foto.

Antes de começar, é bom saber que, para colaboradores você pode dar as seguintes permissões:

Administrador(admin) no blogger é alguém que pode modificar o que quiser, desde layout a configurações, exclusões de postagens, etc(tudo).
Autor no blogger é a pessoa que poderá postar, editar e excluir as próprias postagens(só posts dele).

    Convidar e administrar Permissões

  1. Acesse o blogger
  2. Clique em Configurações
  3. Clique em Permissões
  4. Clique no botão ADICIONAR AUTORES
  5. No "quadro" que abrir adicione o email da pessoa, ou, se preferir clique em Escolher a partir de contatos
  6. Após escolhido o e-mail do convidado, clique no botão CONVIDAR
  7. Quando você quiser poderá remover o autor que você adicionou
  8. Clique para ver melhor
    Adicionar mais autores de postagem em blog do blogger

    Evite problemas, é desaconselhável executar alguns dos próximos passos

    Se a pessoa convidada aceitar o convite, ela já poderá postar em seu blog e, as opções nesse local vão mudar e você ainda poderá remover esse autor, e você também poderá torná-lo um administrador, porém, se você fizer isso, aquele autor terá as mesmos privilégios que você, e, ele poderá até remover você(você poderá deixar de ser administrador de seu próprio blog)

    Perceba que, o link para conceder privilégios já estará num tamanho menor, talvez, com o intuito de evitar um clique por "acidente" ou por desatenção.

  9. Mesmo o usuário aceitando o convite, Evite clicar em Conceder privilégios de administrador
  10. Se você clicar no link para conceder privilégios a um autor, aparecerá um quadro com mensagem como a abaixo e botões CONCEDER PRIVILÉGIOS DE ADMINISTRADOR, e também CANCELAR, o botão cancelar apenas cancela a ação e não os privilégios.

    Conceder direitos de administrador a essa pessoa permitirá que ela edite os modelos e as configurações do blog, bem como as postagens de outros membros.

  11. Se você conceder privilégios de administração para alguém, aparecerá a opção Revogar privilégios de administrador, isso acontecerá para para você e também para o autor a quem você conceder o privilégio, e ele poderá revogar seus privilégios, e aí já não sei o que você poderá fazer para reverter isso.

O convidado receberá um convite por email, e, se não tiver uma conta no Google poderá criar com qualquer email, porém, talvez precisará um celular para receber um código de confirmação.

Dicas:

  • É bom você pensar, "investigar", e expor o que você espera de um autor, quando me refiro a investigar, é dar uma olhada no blog da pessoa antes de convidar, como ela escreve, o que, "manias" como usar letras maiúsculas, posta conteúdo original, textos em cores gritantes e que tipos de imagens ou links e até como trata dos comentários recebidos, não estou dizendo que isso ou aquilo está errado, mas, você deve dar uma olhada no estilo de escrever dessa pessoa e conversar(expor regras talvez) para não ter surpresas futuras com o que a pessoa decidir postar, para evitar "conflitos e desilusões" com um autor, ou de ambas as partes.
  • Para reforçar dicas as acima, ou contrariar um pouco, é bom pensar em deixar algumas regras de lado(simplificar), ou seja, se você diminuir as regras terá maiores chances de ter colaboradores para seu blog, mas é bom esclarecer as coisas, como por exemplo, se o autor do post se importa do administrador mudar algo na postagem, o que?
  • O administrador do blog deve ter um certo cuidado, cabe a ele aconselhar previamente o colaborador, até mesmo para que esse tenha uma senha forte.
  • O administrador pode assinar o feed de seu próprio blog para saber de novas postagens do autor, estar atento.
  • O autor que postará em outro blog, também pode tirar suas dúvidas, do que pode fazer, precisa uma autorização prévia para publicar...

Conseguir autores para seu blog?

Conseguir um autor pode ser fácil ou não, depende de você ou seu blog, provavelmente quem vai colaborar com seu blog quer algo em troca, o que seu blog/você tem a oferecer?
Dinheiro, visibilidade, popularidade, ajudar?

Nem vou falar sobre dinheiro porque é óbvio...
Talvez as pessoas nem sabem o que podem ganhar com isso, cabe ao blogueiro interessado demonstrar isso, por exemplo, você tem um blog que muitas pessoas vão ver? A visibilidade pode ser um argumento para convencer pessoas a postar em seu blog.
Você deixa criar um link(s) na postagem para o blog do autor, pode ser um incentivo.
Seu blog é socialmente responsável, tenta de alguma forma ajudar pessoas, mundo, país, ou não? De qualquer forma, é um algo a acrescentar, tem pessoas que postariam só para expor uma ideia, convencer outros sobre religião, ecologia, política, mas, você deve pensar se quer que seus leitores leiam sobre um desses assuntos(os leitores querem ler sobre?), isso depende também da categoria em que seu blog se encaixa, até poderia postar outros assuntos diferenciados, mas não todos os dias, ou seja, se seu blog é sobre futebol e você deixa alguém postar todo dia um novo post sobre religião ou política, muitas pessoas podem deixar de acompanhar, seus leitores podem "mudar de time".

8 comentários:

Permitir que outros autores postem no blog com blogger2010-06-19T05:41:00-03:00
  1. gostei das dicas, são valiosas e únicas.
    Tenho alguma experiência com blogs, mas somente para diversão mesmo, mas estou com muitas idéias ultimamente, e quero por em prática, e uma equipe de autores seria bem melhor, o complicado é achá-los na net.
    Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

    Responder
  2. Muito obrigada pela ajuda! Consegui fazer, foi superfácil. Pena que, como vc falou, agora aparecem os perfis dos outros administradores, mesmo desmarcando a opção "Compartilhar perfil". Existe alguma maneira de só um perfil aparecer, com foto, descrição e tudo mais?
    Obs.:sou uma negação em blogger, vou te encher de perguntas. Já peço desculpas antecipadamente. :)

    Responder
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder
  4. Rafaela

    Aqui mostra uma forma fácil de ter o seu antigo gadget perfil no blog compartilhado, veja Cópia de gadget perfil para blog com mais de um autor do blogger

    Responder
  5. Tem como eu ser autor de um blog, sem se o dono do blog me convide?!

    Responder
  6. Vitor

    Tem como você ser um dos autores de outro blog, desde que a pessoa te convide, se alguém seguir os passos acima e digitar seu email e clicar em convidar você receberá um convite e já terá autorização para postar.

    Responder
  7. Depois de autorizar alguém como autor, teria como moderar a postagem do mesmo, ou seja, só autorizar a publicação do conteúdo depois de lermos, como fazemos com os comentários?

    Responder
  8. Rogerio

    Até o momento do seu comentário, o blogger não tem essa opção, o que você pode fazer é pedir para que a pessoa salve como rascunho ou agende a publicação, assim você pode verificar elas antes dele publicar ou antes de serem publicadas, aí fica na confiança, você pode assinar o feed de seu blog para uma monitoração, ou melhor, anotar quantos posts haviam, talvez nem sempre o feed vai ser uma forma segura, pois esse convidado pode colocar uma data antiga na postagem, para tentar ver o feed de uma postagem antiga que ele venha a alterar ou caso ele publique com data antiga, você pode usar um endereço de feed mais ou menos assim:

    http://MEU-BLOG.BLOGSPOT.COM/feeds/posts/default?orderby=updated&redirect=false&start-index=1&

    Você deve substituir MEU-BLOG.BLOGSPOT.COM pelo nome/url de seu blog do blogger, aqui do blog ficaria assim:

    http://blog.foitestado.com/feeds/posts/default?orderby=updated&redirect=false&start-index=1&

    Você ainda deve testar isso, faça algumas postagens com data retroativa e veja com o endereço de feed como acima(modificado) se essas postagens aparecem em primeiro lugar(no topo), faça isso usando um blog de testes, estou com pouco tempo, ou eu mesmo faria.

    É um pouco difícil, já que o blogger não tem essa função especifica, ainda, a pessoa terá que fazer um esforço e encontrar um caminho.

    Responder

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!