Moderar ou excluir comentários do blogger. E o novo filtro de Spam?

Vou mostrar como moderar os comentários de seu blog com blogger, e um pouco sobre a novidade que é o recém lançado filtro de spam dos comentários no BlogSpot.

O blogger agora tem uma novidade que é incluir comentários como Spam, porém, na data que escrevo esse post, dificilmente um comentário irá diretamente para caixa de spam, futuramente, quando o software usado pelo blogger "entender" melhor os padrões e até mesmo conhecer os spamers, aí então ele começará enviar alguns comentários para caixa(pasta) de spam. Esse processo depende muito dos usuários do blogger, blogueiros que irão denunciar(marcar) certos comentários como spam.

O que é Spam?

Tipos de Spam existem muitos, mas, basicamente são mensagens ou conteúdos automáticos ou simples cópias(reproduções em grande/média escala) gerado por pessoas ou softwares que visam obtenção de algum tipo de lucro, muitas vezes até prejudicando outras pessoas.

Spam de email geralmente é o envio de email para várias pessoas(sem solicitação), e, eles são considerados assim porque quem os enviou não os escreveu pensando em você, mas sim, em tentar atingir o máximo possível de pessoas que nem mesmo pediram para receber esses e-mails, aí esse email pode ser considerado um spam(ou lixo eletrônico), principalmente quando diversas pessoas(incomodadas com o email) marcam aquele email como spam, aí os softwares de email começam a filtrar esses e outros email com o mesmo conteúdo(mensagem) ou mesmo autor. O email potencialmente perigoso também pode ser direcionado(nem sempre) a caixa de spam e serão apagados de forma automática com o passar do tempo ou quantia de email na caixa de spam. Muito cuidado com email Spam, geralmente estão esperando um desavisado que o responda ou clique nos links ou imagem para baixar...

Spam em comentários, hoje já é menos usado, basicamente é uma pessoa ou software que vai e preenche o formulário de comentário e envia, sempre adicionando um link ou "propaganda" de algo, pode ser feito por uma pessoa que copia umas frases e sai em vários blogs/sites comentando aquela mesma coisa, ou mesmo simplesmente uma frase feita, exemplo: "gostei, visita ae blog.foitestado.com". Esse tipo de spam diminuiu quando os sites/blogs adicionaram um código que faz com que os sites de busca não valorizem os links contido nos comentários, mas, alguns continuam com isso pela esperança de alguma pessoa ler e visitar aquele blog/site contido no comentário, algumas vezes funciona. Agora esse tipo de comentário pode estar com os dias contados? Não, mas a pessoa que tomar esse tipo de atitude repetidamente poderá ser classificado como spamer, e, cada vez que a mesma comentar em outros blogs do blogger o seu comentário irá direto para a caixa de spam, até mesmo o tipo de mensagem deixada no comentário poderá levar o mesmo a ser classificado como spam.

Blog/site Spam, É criar um site ou blog com conteúdo sem o menor fundamento ou apenas cópias de outros artigos(postagem, texto). Quando me refiro a conteúdo sem fundamento, é exatamente isso, pegar diversas palavras e frases, juntar tudo e publicar, sem preocupação com quem vai ler, na verdade a intenção não é que as pessoas leiam.
Raramente esses sites aparecem em uma busca na web, mesmo sendo considerado como conteúdo único, os sites de busca(softwares) estão mais inteligentes a cada dia e percebem isso.
O que o criador de um blog spam ganha? Alguns raros visitam o mesmo e clicam em anúncios por que acham que o mesmo é o conteúdo que estão procurando.
Um blog ou site pode ser considerado como spam quando, com frequência, simplesmente copia conteúdo de outros e publica, a punição para esses é receberem pouquíssimas visitas vindas de sites de busca, e, até mesmo próprios leitores acabam por abandonar porque começam a ler textos que já viram em outro local e, com muita frequência quem copia não tem ou não sabe de um conteúdo relacionado para indicar. E se um leitor lhe pergunta sobre o assunto? Ele não responde, pois não sabe porque nem mesmo leu o assunto, para responder um comentário ele terá que digitar, ou pior ainda, terá que pensar na resposta, ele não tem intenção em melhorar o conteúdo.
Não estou condenando um blogueiro por publicar cópias, mas destacando algumas características e defeitos dos mesmos, bem como alertando, já que para alguns sites de busca, o blog/site que se utiliza disso pode ser visto como spam. Finalizando, se for dado os créditos, pode não ser de todo o mal, e, se criar um link para a página original o próprio leitor poderá visitá-la caso reste alguma dúvida.

Leia também dicas e regras do blogger, é importante para ter uma noção do que é certo ou errado e o que não é permitido
    Como moderar comentários no blogger
    Para moderar os comentários do blogger é bastante simples, mas para isso a moderação deve estar ativada, veja como.
  1. Acesse o blogger
  2. Clique na aba ou link Comentários
  3. Abaixo da aba Comentários você verá as opções: Publicados | Aguardando moderação e Spam

    Detalhe:
    Você só verá a opção Aguardando moderação se ela estiver ativada, e junto delas você verá quantos comentários aguardam para ser moderados, bem como quantos spams

  4. Vendo os comentários você pode marcar um ou mais comentários para a ação seguinte
  5. Depois de ter marcado um ou mais comentários pode executar uma ação como PUBLICAR SPAM ou EXCLUIR

Clique para aumentar
Como gerenciar ou moderar e excluir comentarios no blogger



Se no passo 3 você clicar em Publicados também terá a opção de excluir e outra que é Remover conteúdo, essa remove apenas o texto de um comentário e deixa no lugar dele uma mensagem que o comentário foi removido pelo administrador do blog.
No passo 3 clicando em Spam, se tiver comentários lá, você poderá marcar um comentário como Não é Spam, assim ele ficará aguardando moderação ou será publicado(se você não ativou moderação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!