Como e porque usar a Restauração do sistema no windows

Mostrarei como restaurar a configuração do Windows para uma data anterior a um problema, ou como criar um ponto de restauração do sistema.

A restauração do sistema serve para resolver muitos problemas do windows, isso quando ocorre numa determinada data que você percebeu, é a segunda coisa mais simples/correta a se tentar quando percebe-se o problema, a primeira coisa seria desfazer o que fez e não gostou, isso seguindo os mesmos passos usados e/ou Reiniciar o Windows para ver se o problema persiste. Um exemplo é algo relacionado a aparência, se você foi capaz de alterar pode ser possível modificar novamente e deixar parecido como estava, é bom usar a restauração apenas em casos mais graves, principalmente se for fazê-lo para uma data muito anterior.

Porque aprender a Restaurar o sistema windows?

Porque várias coisas podem ser resolvidas com Restauração do windows, eu mesmo já consegui parar um ataque de vírus com ela, claro que, depois passei um scan e verifiquei as atualizações. Em caso de queda de luz(energia) ou Pc(Computador) para de responder seguido de desligamento incorreto já me houve casos de faltar ou um drive não ser encontrado(ou erro), principalmente da placa de rede ou a conexão com internet não funcionar, muitos destes casos resolvi com a restauração do sistema, mas, sempre depois de ter Reiniciado o windows.

Sabendo que resolve muitos problemas, você deve memorizar pelo menos o nome da ação, Restauração do Sistema(windows), se não lembrar como faz você poderá buscar na web, ou anotar em um local.

Após restauração é aconselhável navegar apenas em sites seguros por um tempo, um ou dois dias, porque neste processo pode ter sido desfeita a ultima atualização de segurança do windows, nem sempre é uma atualização que pode fazer grande falta mas é bom prevenir, uma dica é que não é bom manter Pc com Windows sem reiniciar(desligar) por muitos dias. O Desligar deve ser feito no menu Botão iniciarIniciar
O que acontecerá ao Restaurar?
Você não vai perder documentos como imagens e de textos ou outros que tenham sido salvos.
Provavelmente programas instalados depois da data para qual a restauração é feita, são desinstalados, ou seja, se você instalou um programa hoje e restaurar para ontem, esse programa não estará em funcionamento, isso é ruim, mas é bom, pois assim como pára um programa pode parar um vírus também, mas lembre-se, o documento(arquivo)infectado ainda estará em seu Pc...

Restauração do sistema Windows

Você precisa ter privilégios de administrador.

Você precisa abrir a janela Restauração do Sistema e, terá 3 maneiras para isso, alguma pode não ser possível no seu Windows ou pode ser um pouco diferente dependendo das configurações de seu windows, assim como a imagem e os passos mais abaixo.

1º Maneira: O mais fácil pode ser ir em Iniciar e clicar em Executar e digitar ou colar Restore/rstrui e clicar no botão Ok(Avançar, concluir, ou de Enter)
executar restaurar windows Xp

2º Maneira: Ir em Iniciar e clicar em Programas>Acessórios>Ferramentas de Sistema >Restauração de Sistema

3º Maneira: Ir em Iniciar e clicar em Configurações e Painel de Controle, Desempenho e Manutenção e clique no link Restauração de Sistema

Detalhes: Se não encontrar Desempenho e Manutenção clique no link Alterar o modo de exibição por categoria.
Os links são frases clicáveis e geralmente ficam do lado esquerdo do Painel de controle.
Em determinado momento, poderá aparecer uma mensagem pedindo para confirmar, é bom ler as mensagens de alerta, e terá um botão com a opção Continuar, Ok, Confirmar, Prosseguir ou algo parecido. Neste caso as mensagens de alerta dependem da configuração de segurança de seu sistema.

Após ter aberto a janela Restauração do sistema, siga os passos:
  1. Na janela Restauração do Sistema, pode marcar a opção Restaurar o computador mais cedo, se não tiver esta opção veja se encontra uma opção com o mesmo sentido.
  2. Pode clicar no botão Avançar
  3. Na página que abrir procure clicar num dia anterior ao problema(os dias em destaque serão os dias que o sistema criou pontos de restauração)
  4. Clique novamente no botão Avançar, e novamente se preciso for.
  5. Após isso o windows irá começar a restauração e reiniciará, ao reiniciar aparecerá a janela onde você precisará dar Ok

Caso queira, poderá reverter seguindo todos esses mesmos passos acima, mas escolhendo a opção Desfazer a última restauração.

Evite usar pontos de restauração muito antigos, quanto mais atuais melhor.
Clique para ampliar
Como restaurar configuração do windows para um dia mais cedo
Como criar um Ponto de Restauração
Na janela Restauração de Sistema, você poderá marcar a opção Criar um ponto de restauração e seguir os botões Avançar, digitar um nome e clicar no botão Criar ou Ok.

É útil para quando você resolver fazer alterações na aparência ou instalar um programa(antes), e, estiver pensando em retornar ao que era, porém não é algo muito necessário, uma vez que o próprio Windows faz isso a cada atualização e, se você usar um ponto que criou a muitos meses atrás para restaurar, neste caso várias atualizações serão dispensadas, e, se nestes meses teve uma atualização de segurança importante, seu sistema vai ficar sem ela até o Windows baixar e instalar ela novamente, seu sistema pode ficar vulnerável por um bom tempo se os horários que você usar o windows não bater com a hora configurada para atualizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!