Encurtar links com novo serviço do Google Shortener

O Google lançou a alguns dias a página para encurtar link, eu já havia mostrado uma forma simples de encurtar links do twitter, mas não é aplicável ao Chrome, agora para qualquer pessoa e até mesmo quem não tiver conta no twitter ou não for twittar algo pode encurtar Url no Google Shortener

Clique aqui para acessar o Google Shortener
O que é Url curto?
É um endereço de web criado para ser menor, ele geralmente redireciona de forma rápida o visitante para outra página com um endereço maior.

Link curto é vírus?

Não, mas atenção, algumas pessoas pensam que um link curto é vírus, ficam em duvida quando enxergam uma Url como essa http://goo.gl/ Isso ocorre porque essa Url foge um pouco aos padrões conhecidos que são longas e geralmente terminam com .com .net .com.br .info .org e outras, essa Url curta apresentada acima é do Google, mas, ela é disponibilizada para as pessoas criarem links curtos, sendo assim, quando você ver um url curto não indica que seja vírus.

Mas algumas pessoas podem copiar um endereço de Url de um site malicioso e criar um link curto, mas se você está lendo um blog de um amigo, um site correto ou seguindo alguém no twitter, você deve saber que aquela pessoa não teria intenção de fazer isso com seus seguidores ou leitores.

Os links curtos geralmente devem respeitar letras maiúscula e minusculas, elas servem para aumentar a quantia de links curtos disponíveis, sendo assim deve ser digitado corretamente.

O Google Shortener ainda oferece uma estatística de seus links curtos.

Quem usa o Firefox ou IE e quer encurtar Url para o twitter pode acessar esse exemplo de link curto http://goo.gl/zhegv e ver como faz e como funciona um link curto, também conhecido como link de direcionamento.

Como encurtar Url

  1. Acesse http://goo.gl/
  2. Digite o url no campo, melhor, copie da barra de endereço do navegador e cole no campo para Url.
  3. Clique no botão Shorten
  4. O Url curto aparecerá ao lado, é só copiar
  5. Abaixo você poderá ver as estatistias do link, seu endereço Url, também a Url original e data da criação do link curto.
  6. Encurtar links no serviço do google para encurtar url
A maior finalidade do link curto é diminuir o numero de caracteres, geralmente para usar em redes sociais como o twitter, para criar links em blog pode ser usado o endereço normal, nem fica bonito deixar o endereço do Url aparecendo.

4 comentários:

Encurtar links com novo serviço do Google Shortener2010-11-12T13:04:00-02:00
  1. Muito legal essa dica! Vou começar a usar a ferramenta do google!

    bjs

    Responder
  2. Grande amigo uma pergunta:

    Links curtos, por exemplo alguem utiliza meu link curto no blog deles que direcione para minha home ou uma das minhas postagens. Agora a pergunta é:

    Links curtos valem como backlinks para o google?

    Responder
  3. Henrique

    Não sei lhe informar, mas para o google provavelmente é possível fazer isso, se eles acharem que pode ser vantajoso aos usuários.

    O google sabe que é um link para seu blog, só que o valor que ele agrega a esse link pode ser menor, e mesmo assim existe um risco desse tipo de link um dia levar para uma página 'inexistente'.

    Eu desaconselho usar para essa finalidade, como citei acima 'para criar links em blog pode ser usado o endereço normal'.

    O bom para seu blog e postagens é receber links com o texto dizendo o assunto ou tema que a pessoa irá ler, como para esses casos o endereço ficará oculto, ele pode ser maior e normal, é muito mais interessante para seu blog, para o leitor e para o blog que adicionar um link que esse seja textual, ou seja, que tente descrever o assunto, por exemplo, veja como criar link em Html, clique, assim a pessoa vê do que se trata, não fica o endereço exposto parecendo algo rascunhado, e um Url muitas pessoas não sabem para que está lá, não sabem o que encontrarão.

    Responder
  4. Faltou mais um nacional de qualidade, o http://www.vai.la, que além de fornecer vai.la/curto fornece também www.seunome.vai.la e 100% gratuito e rápido.

    Responder

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!