Post |Dicas blog, Pc

Corrigir erros no template da web para blogger e atualizar o modelo

Mostrarei como fazer uma correção(ou varias) de problemas no modelo de template baixado da web, ou seja, atualizar o template com base nos novos padrões do blogger.

Isso não é aplicável a modelos clássicos, pouquíssimos usam eles, mas só para avisar.

O procedimento é bem simples, mas exige atenção e é difícil de explicar, basicamente é trocar para um modelo padrão do blogger e depois colocar novamente o código HTML do template personalizado(ou da web), assim, a parte do código responsável por muitas novidades do blogger será adicionada ou atualizada

Atualização 05/2013, após o blogger mudar seu editor de HTML o processo abaixo não tem mais como funcionar, isso porque, agora, ao copiar o código isso é feito com os Widgets expandidos e era sem essa opção que ajudava a resolver alguns problemas, agora não é mais possível.

O que você pode fazer é usar um modelo padrão do blogger e evitar mexer no seu HTML ou tentar corrigir pesquisando na web alguma solução, também pode conhecer alguns e contratar blogueiros que entendem e prestam serviços

Muita gente, que usa modelos de template que pegou na web, me pedem ajuda sobre o que fazer com diversos problemas no seus modelos, são botões que somem, avatar, comentários e outras coisas que não aparecem ou não funcionam, as vezes eu dou uma olhada no blog da pessoa e logo vejo que não é um dos modelos cedidos pelo blogger, são diferentes, o problema é que muitos desses templates da web foram personalizados a um tempo atrás, e o blogger muda bastante seus códigos, sempre para melhor, aí, esses templates da web ficam desatualizados, e creio que, como eles tem seus códigos muito diferentes os softwares do blogger não conseguem "entender" e atualizar eles quando estão sendo usados(no seu blog). Concluindo, meu primeiro conselho seria que a pessoa usasse um novo modelo do próprio blogger, mas as pessoas gostam de seus modelos(que baixaram da web), algumas já fizeram personalizações... Esse procedimento abaixo pode ajudar muito a resolver alguns 'erros' no modelo.

Aviso, nem sempre essa é a solução, na maioria das vezes é uma configuração ou um serviço não ativado nas diversas opções do blogger. O blogger tem muitas opções de 'ferramentas/acessórios' que funcionam sem mexer em códigos, sendo assim, alterações em seu HTML deve ser a ultima das opções. Pesquise muito, observe com atenção todas as opções que o blogger dá, leia instruções das opções de configuração, pense e se pergunte para que servem e o que acontece se alterar algo.

Você pode fazer isso usando um blog de testes, antes de aplicar a seu blog

Esse procedimento deve ser feito com atenção, como sempre que você mexe no HTML do blogger, você deverá baixar seu modelo completo(fazer backup) e se precisar(se der erro), veja como colocar o modelo de template no blogger

Os passos abaixo devem ser feitos sem expandir os Widgets, porque sem expandir eles os códigos desses 'acessórios do blogger' ficarão ocultos, e quando você mudar seu modelo de template para um novo modelo do blogger o código desses acessórios serão atualizados e, quando você colocar o HTML do seu blog, aí essas atualizações serão mantidas.
Problemas na troca de template
Problemas que podem ocorrer, se você ou a pessoa que criou o template inseriu determinado código que faça algo 'espetacular', quando isso foi feito com a opção Expandir modelos de Widgets marcada, essas alterações podem desaparecer porque esse procedimento vai padronizar parte do código que é responsável por alguns dos acessórios do blogger, tais como classificação com estrela, reações, marcadores abaixo do post e outros, esses acessórios serão atualizados e se houver erro serão corrigidos para os padrões do blogger, possivelmente nada mudará no estilo Css e na estrutura do HTML básico, mas alguma personalização pode mudar devido a que algum nome de classe ou tag dos acessórios também poderão ser alterados devido aos novos padrões do blogger. Também algum JavaScript adicionado pode ser excluído nesse processo. Se algo não funcionar você poderá desfazer usando o modelo que baixou.

    Trocar códigos para corrigir erros e atualizar template

  1. Acesse o blogger.com
  2. Clique em Design
  3. Clique em Editar HTML
  4. Clique em Baixar modelo completo

    Salve esse modelo com extensão Xml, ele será seu modelo de segurança exatamente como era antes de fazer as alterações no HTML e antes de mudar o modelo.

  5. Selecione todo seu código HTML

    Para selecionar todo o código, clique dentro da 'caixa' que tem o código e use as duas teclas de atalho Ctrl + A

  6. Copie seu código HTML
  7. Cole seu código HTML num documento de texto sem formatação(tipo o bloco de notas do windows)

    Atenção, esse código é apenas o HTML básico do seu modelo(ele contém o Css e estrutura básica em HTML), reserve ele por que usaremos depois, mas, ele só nos servirá hoje para esse tutorial, ele não é uma cópia de segurança.

  8. O próximo passo é converter(temporariamente) seu modelo para um dos padrões do blogger, são dois modelos, para escolher um clique em:
  9. Esse passo é refazer os passos acima até o passo 5, mas pule o passo 4 e não precisa fazer de novo, aí, copie todo o código que você reservou naquele documento de texto e substitua o HTML do blogger por ele e clique no botão SALVAR MODELO, aparecerá uma mensagem perguntando se você quer Manter Widget, escolha se quer manter o excluir

Clique para aumentar
como resolver problemas no blogger com modelos de templates baixados da web

20 comentários:

Como corrigir erros no template da web para blogger e atualizar o modelo2011-08-30T22:30:00-03:00
  1. Hummmm, ai que meda!!! Será que vai dar certo? Vou tentar depois. Não estou preparada para tanto.
    Você diz que é melhor baixarmos um template do blogger, mas num template fornecido pelo blogger também posso fazer todas essas modificações que venho fazendo?
    O tutorial está ótimo. Parabéns, e mais uma vez brigadão.
    Abç.

    Responder
  2. Kátia

    Com os modelos do próprio blogger pode fazer tudo como se fosse um outro qualquer, na maioria das vezes mais.

    Você pode fazer isso em um blog de testes, pode baixar seu modelo completo e passar para ele antes.

    Você também pode colocar um modelo do blogger em um blog de testes e depois copiar o HTML do seu blog personalizado e substituir o HTML do blog de testes(copiar o HTML sem expandir modelo de widgets), assim você verá se o blog de testes funcionar tudo e não houver problemas...

    Responder
  3. pq na barra do navegador,quando abro nova guia,e coloco o endereço do meu blog sem o www,apenas o nome.com ou só o nome da erro 404.me ajuda ae amigo.obg.

    Responder
  4. akiagora.com

    Nessa questão não posso ajudar muito, mas se você usa o blogger pode tentar ir e Configurações e Publicação, alí você precisará tirar o www. o problema é que talvez quando você digite com www aí dará erro.

    Se eu não me engano a maneira mais correta seria acessar o site onde foi registrado o seu site e, lá fazer mudanças, não lembro muito bem mas são redirecionamentos que terá que fazer, acho que é algo na Configuração DNS Manager, o melhor é contratar um webmaster para isso ou registrar um novo domínio para usar como testes, ver que alteração dará certo, eu não lembro muito bem como faz isso e não sei explicar, quando registrei pelo google/blogger usei um site tão pesado para navegar, cheio de imagens e confuso que dá até pavor de pensar em acessar. Pelo menos acessa seu DNS manager e usa isso e o que ver lá para pesquisar ou perguntar em foruns como fazer um redirecionamento do nome do seu site para o Www

    Responder
  5. Oi. Eu fiz tudo o que você falou, mas não alterou nada. Eu to tentando colocar as "Reações", atualizei e tudo, mas não ficou. Como faço?

    Responder
  6. Teste

    Precisa ativar a opção 'reações'.

    Responder
  7. Perguntei como corrigir erros no meu blogger ja
    postado. Acontece que aqui nao foi possivel ver
    como seria feita a correcao.

    E entao, vai me ensinar por favor?
    Obrigada, Elza

    Responder
    ...Respostas
    1. Elza Conceicao

      Se você refere-se a postagem do blogger, pode editar novamente seus posts prontos, clique.

  8. pq fica dando esse erro bx-ksrl8u no meu

    Responder
    ...Respostas
    1. Esses erros com números e letras cada um tem uma causa, pode ser um erro temporário do blogger, se você estava mexendo no HTML do blogger você pode ter feito algo de errado, por isso é sempre bom fazer uma cópia de seu código, se seu blog está funcionando e esse erro persistir talvez você esteja fazendo algo que não é permitido ou ou que iria gerar problema para seu o blogger, você pode tentar voltar e fazer novamente, mas se a mensagem de erro persistir é porque você está fazendo algo que o blogger interpreta mau ou 'não entende', aí, o jeito é fazer diferente, adiar por um tempo ou desistir do que estava tentando fazer.

    2. blz... eu só pegue uma template feita e copiei o HTML e colei no meu, e toda hora dava erro...

  9. porfavor me ajude o meu blog começou a apareser uma tela preta nas postagens o meu blog é http://jasonpcgames.blogspot.com.br/
    por favor me ajude

    Responder
    ...Respostas
    1. Verifique se seu erro não foi na ultima postagem que você fez, se fez algo errado só você pode corrigir.

  10. nao eu fiz a postagem normal assim como faço sempre so ki quando eu coloko o Titulo da POstagem aparece este erro vc viu la no blog ? se tiver outra solução agradeço

    Responder
    ...Respostas
    1. Pode tentar fazer uma cópia do Html do post que está com problema, o post que aparece a 'tela preta' e então apague e publique ele, apague e mude inclusive o título, se o problema sumir, aí é porque o problema é no conteúdo do post, provavelmente algum código Html do conteúdo desse post.

    2. ja tinha tentado fazer isso mas isso esta acontecendo com todas as minhas postagens desde o dia de ontem...nao é só com uma

    3. Se você tem certeza que não foi na ultima postagem que você fez, deve ser um gadget que inseriu ou um código, nesse caso tente desfazer o que fez e que pode ter causado esse problema.

  11. seu blog foi de grande ajuda, valeu.

    Responder
  12. Rapaz ja tinha uma cara pararigir meu blogger valeooo...
    http://downloardsgratis.blogspot.com/

    Responder
  13. vc é fodaaa ....

    muito bemmm

    Responder

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!