Post |Dicas blog, Pc

Mais um tipo de dengue no Brasil, ajude evitar a proliferação

É época de maior proliferação de dengue, e, no Brasil chegou mais um tipo de dengue, a dengue quatro, você pode ajudar evitar, já que essa doença mata.

Este artigo não tem a intenção de explicar a dengue, pois é uma epidemia muito complexa. Mas vão apenas umas dicas, a principal é que você, além de livrar seu lar de possíveis focos, fique atento, alerte seus amigos, parentes e vizinhos, pode ser boca-a-boca, usando seu blog, redes sociais como orkut, twitter e facebook, msn, e-mail, etc.

Mais um tipo de dengue no Brasil

Dengue tipo 4 no Brasil chegou da Venezuela do Chaves, o tipo 4 não é mais perigosa, o perigo maior está em pegar dengue mais de uma vez um outro tipo de dengue, e, se tiverem mais tipos de dengue essa probabilidade de pegar outro tipo pode aumentar, ou seja, se pegar um tipo dengue existe um risco de vida, se depois de certo tempo pegar outro tipo de dengue o risco fica maior que a primeira vez, se pegar pela terceira ou quarta vez o risco é muito maior ainda e assim sucessivamente.

Tenha muitos cuidados, o mosquito da dengue pode ter colocado seus ovos em qualquer local que tivesse água parada e eles permanecem em estado de espera por mais de ano e, no momento que aquele local tiver água, os ovos vão chocar e em poucos dias, novos mosquitos prontos para proliferar a dengue.

Existem diversos locais onde podem estar esses ovos e deve ter cuidado, com caixas d'água, caixa de descarga do sanitário sem a tampa, quem viajar deve deixar o vaso tampado, calhas sujas acumulam água parada.
D E N G U E   4
virar garrafas e potes para acabar com dengue
M A T A   M A I S
A maneira mais eficaz de combate a dengue é evitar água parada e exposta, em alguns casos onde não é possível tapar ou tirar a água pode ser usado coisas como borra de café, água sanitária ou sal, lógico que cada caso é um caso, você não pode colocar sal ou água sanitária em plantas ou água para consumo e outros usos, esses produtos matam as larvas, mas não são 100%.

Pratos de vasos de flores e outros locais onde podem vir a ficar água parada devem ser lavados com esponja, detergente ou sabão uma vez por semana, isso porque mesmo tendo areia, se ficar próximo de meio centímetro de água o mosquito pode nascer, ele leva menos de 3 dias para isso. Nos pratos e vasos de flores, pode ser colocado, somado a areia, pó de café, já que não é tóxico para as plantas, isso ajuda 'blindar' esse local, não evita que o mosquito ponha ovos, mas ajuda evitar a formação da larva.

Outras formas de combate a dengue, que estão ao nosso alcance, é alertando amigos, vizinhos, observando se encontra algum possível foco, e até denunciando.
D E N G U E   4
virar garrafas e potes para matar a dengue
M A T A   M A I S

Porque o mosquito da dengue está mais resistente?

Principalmente, o mosquito da dengue tem ficado mais resistente porque são descendentes de mosquitos que conseguiram sobreviver a diversos tipos de inseticidas usados para combatê-los, ou seja, eles são quase que sempre imunes a vários tipos de inseticidas, isso é resultado das medidas de emergência que foram amplamente usada, ou seja, ao invés de evitar criadouros de mosquitos, o setor público e até o público em geral optou por inseticida para combatê-los, morreram os mosquitos menos resistentes aos inseticidas e só sobreviveram aqueles com resistência aos inseticidas, como não foi investido em medidas preventivas para evitar criadouros, os mosquitos resistentes continuaram a se proliferar, por isso, a melhor forma de combate é a prevenção, ou seja, evitar que eles tenham locais para se proliferarem.

Algo semelhante acontece hoje com bactérias que, com o mau uso de antibióticos, estão mais resistentes, agora o governo está tentando evitar esse mau uso de antibióticos, pelo que vemos em reportagens, não está tendo muito sucesso.

Nossos governantes só agem quando a tragédia está anunciada, e agem mal e porcamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!